CSI BOOKS - Alice no País das Maravilhas de Lewis Caroll

Por 31 de julho de 2017CSI

Alice no País das Maravilhas é uma obra infantil lançada em 1865, escrita pelo autor inglês Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll, tendo como protagonista a personagem Alice.

Primeira edição do livro de 1865

1ª edição do livro de 1865.

Este romance muito famoso teve várias adaptações ao longos anos, como animações, séries e filmes, em que o mais conhecido estreiou em 2010 dirigido por Tim Burton e estrelado pelos atores Johnny Depp, como o Chapeleiro Maluco e Mia Wasikowska como Alice.

Pôster da adaptação de filme em 2010

Pôster da adaptação de 2010.

A versão original do livro conta com 26.694 palavras totais, sendo que 2.634 são palavras únicas. Além disso, podemos analisar as 10 palavras mais frequentes na figura abaixo:

top 10 palavras mais frequentes de Alice no País das Maravilhas
A palavra mais frequente é referente ao nome da protagonista Alice, em que termos de tratamento como queen (rainha) e king (rei) figuram entre as palavras mais frequentes. 

Por fim, podemos analisar os bigram (2-gram) mais frequentes, que são sequência de dois elementos textuais em uma frase, como vemos abaixo:

top 10 2-gram mais frequentes de Alice no País das Maravilhas

Observa-se que muito dos 2-grams são referentes à personagem Alice e suas ações, também aparecem outros personagens como Mock Turtle (Tartaruga Fingida), March Hare (Lebre de Março) e White Rabbit (Coelho Branco).

Gostou da série? Ou tem alguma sugestão de livro?

Entre em contato conosco

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta