CSI BOOKS - Drácula de Bram Stoker

Por 15 de maio de 2017CSI

Drácula é um romance de ficção gótica lançado em 1897, escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula.

Capa da primeira edição do livro

Capa da 1ª edição, Archibald Constable and Company, 1897.

Acabou se tornando umas das se não a mais famosa história de vampiro da literatura, sendo não só popular pelos livros, como também no cinema através do filme Drácula de 1992, estreado por Gary Oldman e por Francis Ford Coppola.

Pôster do filme Drácula de 1992

Pôster do filme Drácula (1992).

A versão original do livro conta com 162.577 palavras totais, sendo que 9.668 são palavras únicas. Além disso podemos analisar as 10 palavras mais frequentes na figura abaixo:

Top 10 palavras mais frequentes
Vemos palavras  frequentes relacionados ao tempo, como: time (tempo), night (noite), day (dia). Também vemos referências à personagens como van e helsing, sobrenomes do personagem Abraham Van Helsing, e as personagens Lucy Westenra e Mina Murray. 

Por fim, podemos analisar os bigram (2-gram) mais frequentes, que são sequência de dois elementos textuais em uma frase, como vemos abaixo:

Top 10 2-gram mais frequentes

Observa-se que os mais frequentes são nomes com pronomes de tratamento, como madam (madame), dr. (doutor), lord (senhor), friend (amigo). Também apareceram objetos com seus respectivos donos, como: seward's diary (diário) e harker's journal (diário), o que faz sentido, visto que o livro é um romance epistolar, ou seja, composto por uma série de cartas, entradas de um diários,  artigos de jornais e afins.

Gostou da série? Tem alguma sugestão de livro?

Entre em contato conosco

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta