CSI BOOKS - Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Por 26 de junho de 2017CSI

Orgulho e Preconceito é um romance lançado em 1813, escrito pela autora inglesa Jane Austen, tendo como protagonista a personagem  Elizabeth Darcy.

Primeira edição do primeiro volume do livro Orgulho e Preconceito

1ª edição do primeiro volume do livro Orgulho e Preconceito (em inglês, Pride and Prejudice).

Este romance muito famoso teve várias adaptações ao longos anos, como séries de televisão e filmes, em que o mais conhecido estrelou em 2005, estreado por Keira Knightley e dirigido por Joe Wright.

Pôster de estréia da adaptação do filme em 2005

Pôster de estréia da adaptação de 2005.

A versão original do livro conta com 122.204 palavras totais, sendo que 6.538 são palavras únicas. Além disso, podemos analisar as 10 palavras mais frequentes na figura abaixo:

Top 10 palavras mais frequentes
Vemos que as palavras mais frequentes são nomes de personagens, como: elizabeth, bennet, darcy, bingley e wickham. Ou formas de tratamento, como: miss (senhorita), lady (senhora) e sister (irmã). 

Por fim, podemos analisar os bigram (2-gram) mais frequentes, que são sequência de dois elementos textuais em uma frase, como vemos abaixo:

Top 10 2-gram mais frequentes

Observa-se que todos os 2-grams são referentes à personagens, em geral, com seus pronomes de tratamento ou títulos, além dos já destacados nas palavras mais frequentes aparecem agora os termos: colonel (coronel) e sir (senhor). Já o termo de Bourgh é referente à personagem Lady Catherine de Bourgh.

Gostou da série? Ou tem alguma sugestão de livro?

Entre em contato conosco

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta