As Aventuras de Sherlock Holmes

Por 27 de novembro de 2017CSI

As Aventuras de Sherlock Holmes é uma coleção de 12 contos lançada em 1892, escrita pelo autor escocês Sir Arthur Conan Doyle.

Capa da 1ª edição do livro. Fonte: Wikipedia.

Capa da 1ª edição do livro. Fonte: Wikipedia.

Não só este livro, mas o protagonista Sherlock Holmes é mundialmente conhecido, talvez o detetive fictício mais popular do mundo? Assim, este livro teve várias adaptações ao longos anos, como: animações, séries e filmes, em que o mais recente é a série inglesa da BBC estrelada  por Benedict Cumberbatch como protagonista e  Martin Freeman como seu ajudante, o doutor,  John Watson.

Pôster da série.

Pôster da série.

A versão original do livro conta com 105.426 palavras totais, sendo que 8.019 são palavras únicas. Além disso, podemos analisar as 10 palavras mais frequentes na figura abaixo:

Top 10 palavras mais frequentes do livro As Aventuras de Sherlock Holmes.
A palavra mais frequente é referente ao nome da protagonista, sendo o sobrenome do mesmo. As demais 9 palavras são termos gerais, muito provavelmente pelo fato do livro conter 12 contos não houve presença de um outro personagem ou local expressivo. Ainda sobre as palavras, algumas delas remetem ao tempo, como: time (tempo), night (noite) e day (dia) utilizados para contextualizar as histórias. Também se nota os verbos heard (ouviu) e found  (achou) que fazem sentido numa trama de suspense.

Por fim, podemos analisar os bigram (2-gram) mais frequentes, que são sequência de dois elementos textuais em uma frase, como vemos abaixo:

Top 10 2-gram mais frequentes do livro As Aventuras de Sherlock Holmes.Observa-se que o principal  2-grams é referentes ao protagonista, o que não surpreende, não só pelo óbvio, mas pela Figura anterior.  Ainda, boa parte dos bigrams remetem a locais, pois permitem a contextualização espacial na história com diversos contos em diferentes locais e tempos. Por fim, percebe-se a presença de inúmeros personagens, como o Lorde St. Simon, do conto O Nobre Solteirão (tradução livre), que pede auxílio a Sherlock Holmes para que investigue o desaparecimento de sua noiva, a senhorita, Hatty Doran, pouco depois do casamento.

Gostou da série? Ou tem alguma sugestão de livro?

Entre em contato conosco

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta