Summary - Estatística

Por 17 de novembro de 2016Summary

Todo dia estamos em contato com a estatística, da estimativa do tempo médio para se chegar no trabalho ao modelo preditivo meteorológico que indicará o clima de amanhã. Mas afinal o que é estatística?

O dicionário Oxford de termos estatísticos define estatística como: 

“Statistics is the study of the collection, analysis, interpretation, presentation, and organization of data.”

E realmente, é comum pensar em muitas fórmulas e números, porém existe um jeito muito mais simples de entender estatística, que é cozinhar.

Coleta de dados

Coleta de dados

Para cozinhar precisamos de ingredientes, então vamos comprá-los. Ao selecionar ingredientes deve-se prezar por um equilíbrio: busca-se o melhor produto, mas levando em consideração o orçamento disponível. Na estatística não é diferente, seleciona-se a técnica de coleta que seja mais adequada e ao mesmo tempo viável.

Organização de dados

Organização de dados

Após a compra dos ingredientes deve-se armazená-los adequadamente, e uma boa organização facilitará depois ao cozinhar. Do mesmo modo, a organização dos dados facilitará a análise, pois um estatístico pode perder muito tempo limpando e organizando os dados.

Seleção de técnica estatística

Seleção de técnica estatística

Ingredientes comprados, e agora você quer comer um determinado prato, como fazer? Existe uma literatura com inúmeras receitas, mas ainda resta a dúvida: qual é a mais apropriada para se chegar ao prato esperado com os ingredientes que você tem em mãos? O estatístico escolhe a técnica que se adequa ao objetivo da análise como também aos dados com que se trabalha.

Manipulação de dados

Manipulação de dados

Receita escolhida, agora devemos preparar os ingredientes, a fim de adequá-los para o prato. O mesmo acontece na estatística, pois muitas vezes deve-se padronizar, categorizar ou fazer outra alteração nos dados, para adequá-los à técnica escolhida.

Análise de dados

Análise de dados

Agora, vamos cozinhar! Com os ingredientes preparados realizamos diversos processos como assar, fritar e cozer para extrair sabor dos alimentos. Assim também um estatístico se utiliza de vários processos para transformar um conjunto de dados em informações relevantes.

Visualização de dados

Visualização de dados

Acabamos, prato feito, agora é só comer, certo? Antes de chegar ao paladar, os pratos devem também agradar aos olhos. E isso é ainda mais importante na estatística, pois não adianta usar o método mais complexo e sofisticado se ninguém for entendê-lo. Logo, uma boa apresentação das análises é imprescindível. Usa-se de métodos gráficos para resumir toda essa informação visualmente, assim como se faz com o sabor da comida através de uma boa aparência.

Estatístico

Estatístico

Claro que essa é uma visão geral do processo, e como na vida real, qualquer um pode seguir uma receita e fazer um prato, porém um chef  será aquele que extrairá o máximo do sabor, assim como nós buscamos extrair o máximo de informação dos dados, ficou interessado?

Entre em contato conosco

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta