Summary - Amostragem

Por 12 de março de 2017Summary

A amostragem é uma técnica essencial na estatística,  e consiste em algumas etapas, a primeira delas é definir sua população.

Definição de população

Definição de população.

A população consiste num conjunto com todos os elementos que possuem a característica de interesse do seu estudo. Por exemplo, ao se avaliar a eleição de prefeito de um município, a população seria composta de todos os eleitores daquele município. Porém há um problema: em geral, coletar dados de toda população é inviável, seja por:

  • Tempo
  • Orçamento
  • Logística

Dentre outros motivos, imagine por exemplo aplicar questionários com todos os habitantes do Brasil, inviável certo? Assim, recorremos ao processo de amostragem.

Definição de amostragem

Definição de amostragem.

O conceito de amostragem é simples, já experimentou uma sopa, ou algum prato para ver se estava bom? Se sim, você pegou uma porção, que é uma amostra, ou seja, um subconjunto de sua população, e a partir dela você tomou a decisão para o todo. Logo, se aquela porção de sopa é boa, concluímos que toda a sopa é boa. Mas isso é sempre verdade? Bom, para isso sua amostra tem que ser representativa.

Definição de inferência

Definição de inferência.

Com uma amostra representativa podemos inferir a partir dela para a população. Para isso, temos dois tipos de amostragem:

  1. Aleatória
  2. Determinística

A primeira oferece a representatividade, pois parte do conceito de aleatoriedade, em que todo elemento da população possui uma chance de ser selecionado, evitando assim viés na seleção. No segundo tipo isso já não é possível, um exemplo, é a amostra por conveniência, quem nunca viu um questionário compartilhado no facebook? Pois pense, ele será compartilhado para um determinado grupos de pessoas, e por mais diversificado que sejam seus amigos ainda há o risco de aumento do viés.

Técnicas de amostragem

Técnicas de amostragem.

Após entender os tipos de amostragem existem ainda várias técnicas que influenciarão tanto no cálculo do tamanho amostral, como também na forma de coleta, alguns exemplos de amostragens aleatórias são:

  • Amostragem Aleatória Simples.
  • Amostragem Aleatória Estratificada.
  • Amostragem Aleatória por Conglomerados.
  • Amostragem Sistemática.
  • Amostragem por Estágios Múltiplos.

Existindo ainda outros planos mais complexos, ficou interessado? Gostaria de realizar uma pesquisa representativa?

Entre em contato conosco

 

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta