Summary - Correlação Espúria

Por 10 de junho de 2017Summary

No post anterior entendemos o conceito de correlação, e o que seria a correlação espúria?

A correlação espúria acontece quando duas variáveis não relacionadas são percebidas como, seja pelo acaso ou por um terceiro fator.

Por exemplo, existe correlação entre o número de pessoas afogadas por cair em uma piscina com o número anual de filmes que o ator Nicolas Cage aparece?

Exemplo de número de afogamento x aparições de Nicolas Cage

Pela lógica não haveria motivo algum, porém ao olharmos para o gráfico abaixo vemos que ambos os eventos seguem um comportamento semelhante ao longo do tempo.

Correlação espúria entre número de afogamentos x aparições de Nicolas Cage

Fonte: http://www.tylervigen.com/spurious-correlations

E existiria um motivo para a taxa de divórcio no estado de Maine (USA) ser correlacionada com o consumo de margarina per capita?

Mais uma vez, vemos  no gráfico abaixo que eventos logicamente não correlacionados possuem um comportamento semelhante ao longo do tempo, reforçando que correlação não implica em causalidade (como veremos melhor num próximo post).

Correlação espúria entre taxa de divórcios x consumo de margarina

Fonte: http://www.tylervigen.com/spurious-correlations

Vimos que essas correlações são frutos de um mero acaso, e o que seria a correlação causada por um terceiro fator, ou até a causalidade? Acompanhe nosso site para entender esses conceitos em postagens futuras, e entre em contato para dúvidas ou sugestões:

Entre em contato conosco

 

Autor Vinícius Felix

Mais posts de Vinícius Felix

Insira uma resposta