Summary - Correlação

Por 30 de abril de 2017Summary

A correlação é útil para avaliar a relação entre duas variáveis, assim existem diversas métricas para essa mensuração. A mais famosa delas é o coeficiente de correlação de Pearson, este quantifica a força de associação linear entre duas variáveis numéricas. Podemos ver abaixo um exemplo em um diagrama de dispersão entre o peso e a altura de 15 mulheres:

Gráfico de dispersão entre peso e altura

Gráfico de dispersão entre peso e altura.

Neste gráfico vemos os valores simultâneos de duas variáveis, peso e altura, vemos que quanto maior a altura da mulher, o peso tende a aumentar linearmente, indicando uma relação positiva entre peso e altura. Assim, podemos nos deparar com as seguintes situações:

Exemplos de correlação

Exemplos de correlação.

O coeficiente de correlação de Pearson varia entre os valores -1 e 1. Valores próximos de 1 indicam uma relação linear positiva ou direta, sendo que quando uma das variáveis aumenta a outra também aumenta. Por outro lado, valores próximos de -1 indicam uma relação linear negativa ou inversa, sendo que quando uma das variáveis aumenta a outra diminui. Quanto mais próximo estiver de 1 ou -1, mais forte é a associação linear entre as duas variáveis. Para os dados de peso e altura das mulheres, o coeficiente de correlação de Pearson foi de 0,98, confirmado os indícios visuais.

Ficou com alguma dúvida? Está interessado em saber mais?

Entre em contato conosco

Autor Larissa Fernandes

Mais posts de Larissa Fernandes

Insira uma resposta